A vitória do equílibrio tático e disposição contra a ousadia, mas............
Olá amigos , amantes do futebol e freqüentadores do blog do tá na rede, domingo pela primeira vez fui o comentarista pela rede difusora de rádio, e tive o prazer de estrear num jogaço de bola como foi este santos x palmeiras, e venho aqui expor minha opinião e debater junto com vocês o desenho tático e as emoções desta partida.
A proposta santista era ousada, um quinteto ofensivo que havia estraçalhado, contra o Naviraiense, diga-se de passagem e que tinha em seu técnico a confiança de que diante de um time grande de um jogo maior como esse com o Palmeiras, também poderia se sair bem, some-se a isso o fato de estar jogando nos seus domínios.
Jogando com essa formação o êxito santista ia depender de como e com que velocidade a recomposição do meio campo seria feita, já que jogando com apenas um volante a participação de Marquinhos e P.H. Ganso na marcação e recomposição do meio campo seria fundamental,e claramente o santos faria uma marcação forte na saída de bola pameirense, paraprovocar um chutão ou uma falha na saída de bola, e foi assim que aconteceu o primeiro gol santista. Já o êxito palmeirense dependeria de Diego Souza e Claiton Xavier principalmente, esses dois jogadores deveriam aproveitar os espaços que ficariam no meio campo santista e jogarem nas costas de Marquinhos e P.H. Ganso que não são fortes na marcação e apoveitar a deficiência nas laterais santistas, já que os dois jogadores do santos não são laterais de origem, e mais ainda , jogar pela direita já que Robinho não acompanha a descida do lateral adversário, vide segundo gol palmeirense.
È certo que o santos perdeu a chance de fazer três ou quatro a zero, e que sua tática deu certo no primeiro tempo, ao menos até os 40 minutos, D. Souza e Ewerthon mal no jogo e o jovem lateral Eduardo perdido com as descidas de Neymar, mas futebol é bola na rede e pelas laterais o Palmeiras empatou o jogo com dois gols em dois minutos, e veio o segundo tempo. Márcio Araújo no lugar de Eduardo , fechou um pouco mais aquele setor, só que principalmente com D. Souza jogando com um terceiro atacante qdo o palmeiras tinha a bola.
O palmeiras voltou bem melhor e a eficiência santista do primeiro tempo começava a dar ares de cansaço, os dois meia satistas já não conseguiam marcar e fazer a recomposição tão bem e Arouca se virava na marcação sozinho o Palmeiras dominava o jogo naquele momento os laterais santistas estavam presos e não poderia ser diferente, tinham que ficar pra fazer essa marcação na defesa, e raramente apoiavam, vide Pará que não passou do meio campo no segundo tempo, ewerthon começou a dar o ar da graça , O palmeiras fez o terceiro gol e dominava o jogo , foi qdo Dorival resolveu recompor seu meio campo, tirou Maruinhos e colocou Maranhão, levando Wesley parareforçar a marcação no meio, a alteração surtiu efeito e o santos perdeu duas boas chances com Zé Eduardo que havia entrado no lugar do apagado André e o próprio maranhão num chute de fora da área.
Entretanto precisando ganhar o jogo e faltando pouco mais de 15 minutos Dorival coloca Madson, e tira Wesley, e voltava a formação inicial com quinteto ofensivo e chegou ao gol com o próprio Madson, que imitou o porco na comemoração e deixou os palmeirenses furiosos, logo depois neymar fez lambança e foi expulso, justamente, e então o palemiras foi pra cima apertou a marcação e numa saída errada de bola de Durval que deveria dar um chutão e quis sair jogandcom Arouca, levou o quarto gol, numa falha do goleiro santista, que já havia falhado também no primeiro gol verde.
E assim o palmeiras conquistou sua vitória, com uma disposição invejável em cima de um santos ousado, e fica a indagção pra todos vcs santistas, palmeirenses , são paulinos , corinthianos e amantes do futebol,
É possível jogar um futebol equilibrado com um quinteto ofensivo como este do santos? Eu particularmente acredito que em um campeonato brasileiro ou numa fase de afunilamento de uma copa do Brasil, não é possível, os adversários são mais capacitados, e o sistema fica vulnerável, por outro lado será que se neymar e Cia fossem mais sérios e fizessem os gols que perderam enquanto estava 2 x 0 , isso não brecaria a reação palmeirense e estaríamos todos aqui hj exaltando a ofensividade santista? Bom em alguns jogos em casa contra adversários de menor porte, pode até ser que seja possível, em jogos maiores , acredito que não .
Bom vamos ver pra crer, mas vc pode deixar sua opinião aqui no blog e será muito bem vindo.
Até o próximo post.